quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os Impactos Sócio-Económicos das Invenções do Século XX

Com base no visionamento do documentário das inovações do século xx, os impactos sócio-econímicos e culturais se propagaram velozmente, graças a evolução tecnológica, em muitas áreas houveram muitos avanços que afectaram de formas e graus diferentes, as rotinas dos cidadãos em todos os países do mundo.
Gerando mudanças, tornando-se cada vez mais evidente no cotidiano das pessoas, por exemplo:
  •  livre comércio de mercadorias,
  •  miscigenações de culturas, que também tem o seu lado negativo, os choques culturais,
  • avanços nos transportes, que trouxeram mais oportunidades de trabalho, uma maior mobilidade das pesssoas dos seus países de origem, que também acaba por gerar conflitos,
  • avanços incríveis na área da saúde, possibilitando salvar mais vidas,
  • avanços na ciência, que possibilitaram novas descobertas graças aos esforços de pessoas que se empenham por melhorar a vida dos outros , mesmo que sendo desconhecidos.
Houveram muitas mudanças e continuarão a existir graças ao espirito empreededor de muitos estudiosos.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Diversidades culturais

Na  realização dos  trabalhos da UFCD de Deontologia e princípios Éticos ( Filosofia ), consegui adquirir um conhecimento extraordinário no que se refere as diversidades culturais, os valores éticos e morais, como também as suas áreas de abrangência
Trabalhos estes remeteram- me para áreas importantíssimas das quais não tinha muito conhecimento por falta de oportunidades.
Ao realizar pesquisas sobre a multiculturalidade, consegui perceber o quanto é prática para o dia-dia, e conhecer outras culturas diferentes, por exemplo:
  •  O Etnocentrismo que tem uma forma egocêntrica sobre as outras culturas, avaliando-as a partir de si própria, dos seus valores e padrões culturais.
  • O Relativismo aceita, respeita e assume esta diversidade cultural como uma necessidade de respeitar estas diferenças culturais.
  • A Interculturalidade reconhece a pluralidade e diversificação da cultura humana, assumindo a universalidade dos direitos humanos e exigindo a prevenção de conflitos e o contacto entre as diferentes culturas, promovendo a integração e interação entre elas, enriquecendo-as mutuamente e tem como característica fundamental o diálogo, a tolorância e a solidariedade.
  •