segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os telemóveis e nós!

O  primeiro telemóvel surgiu por volta dos anos 70, pela mão de Martin Cooper, considerado o pai do telemóvel. Até então não havia este aparelho ou este serviço de telefonia móvel em qualquer lugar do mundo e tanto este serviço como este aparelho surgiram nos Estados Unidos.
Desta época até os dias de hoje houveram muitíssimas mudanças, a este respeito no fim da  década de 80. Os telemóveis são muito importantes na sociedade actual, em todos os aspectos. Como nós vivemos num mundo agitado e cada vez mais competitivo, nem sempre é possível estarmos em todos os lugares ao mesmo tempo. E por isso o telemóvel é indispensável para quase toda a população, não só para fazer chamadas como para resolver problemas, aceder a internet, aceder a bancos online, enviar mensagens, tirar fotos, ouvir música, entre outras utilidades.
Não podemos esquecer que as tecnologias de informação são fortes concorrentes a família e a escola, isto é a consequência directa de uma sociedade virada para o consumo e para o imediato.
Bem como o avanço das tecnologias, o modo de utilização dos telemóveis variam em funcção da idade, a qualificação  e os recursos económicos. Uma criança não tem inteligência nem capacidades de um adulto para utilizar todas as funcções de um telemóvel, ficando assim restringido a sua capacidade.
Como tudo na vida, tem prós e contras, ora, cabe a cada um de nós utilizarmos as novas tecnologias de um modo correcto e para o bem comum.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

As TICs e Segurança e Higiene do Trabalho

No meu ponto de vista, as TICs e a segurança do Trabalho andam de mãos dadas, visando a segurança e bem estar dos trabalhadores.Ao cumprir as leis e normas de segurança os trabalhadores estarão colaborando não só com a sua segurança, como também com a segurança de todos.
Ainda existe pouca concientização quanto a utilização dos EPIs individuais e colectivos até porque os EPIs individuais incomodam os trabalhadores, enquanto os EPIs colectivos deveriam ser prioridade para as empresas e empregadores.
De acordo com o artigo 127º da lei 7/2009 do código de trabalho, que mostra claramente os deveres do empregadores, enquanto o artigo 128º da lei 7/2009 do mesmo código que mostra as obrigações dos trabalhadores. Não devemos esquecer da lei 102/2009 de segurança e Higiene do trabalho, que é específica sobre a segurança e saúde do trabalho.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Links sobre Segurança e Higiene no Trabalho

Site: http://www.srrh-recursoshumanos.pt/

Este site, descreve o conceito de Acidentes de trabalho, dos quais podem resultar incapacidades graves.
Também caracteriza o conceito de Doenças Profissionais, bem como as medidas de prevenção.


Site: http://www.act.gov.pt/

Nos dá uma pincelada sobre vários temas, relacionados com a segurança no trabalho, legislação, eventos relacionados com a área da segurança no trbalho, outros sites, locais de formação, entre outros.



Perfil do Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho

No que diz respeito ao Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho, compete-lhe desenvolver as actividades de prevenção e de protecção contra os riscos profissionais no contexto dos serviços de segurança e saúde do trabalho.
Neste contexto, compete-lhe o desenvolvimento das seguintes actividades:
Principais Actividades Profissionais:
  • Colaborar no planeamento e na implementação do sistema de gestão de prevenção de riscos profissionais da empresa;
  • Colaborar no processo de avaliação de riscos profissionais;
  • Desenvolver e implementar medidas de prevenção e de protecção;
  • Colaborar na concepção de locais, postos e processos de trabalho;
  • Colaborar no processo de utilização de recursos externos nas actividades de prevenção e de protecção;
  • Assegurar a organização da documentação necessária ao desenvolvimento da prevenção na empresa;
  • Colaborar nos processos de informação e formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho;
  • Colaborar na integração da prevenção no sistema de comunicação da empresa;
  • Colaborar no desenvolvimento de processos de consulta e de participação dos trabalhadores;
  • Colaborar no desenvolvimento das relações da empresa com os organismos da rede de prevenção

 
Fonte: http://www.act.gov.pt/

 
Saídas profissionais do Técnico:
  • Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho- Industria e Obras
  • Técnico Comercial na Área de Segurança e Higiene no Trabalho
  • Acompanhamento de Implementação de Políticas de Segurança.
 
No meu ponto de vista, a Seguranaça e Higiene no trabalho, são de grande importância para o trabalhador, porque visa a sua segurança e o seu bem- estar. Cabe a cada um de nós combatermos os acidentes, colaborando em cumprir as normas de segurança instituídas por lei.

 

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os Impactos Sócio-Económicos das Invenções do Século XX

Com base no visionamento do documentário das inovações do século xx, os impactos sócio-econímicos e culturais se propagaram velozmente, graças a evolução tecnológica, em muitas áreas houveram muitos avanços que afectaram de formas e graus diferentes, as rotinas dos cidadãos em todos os países do mundo.
Gerando mudanças, tornando-se cada vez mais evidente no cotidiano das pessoas, por exemplo:
  •  livre comércio de mercadorias,
  •  miscigenações de culturas, que também tem o seu lado negativo, os choques culturais,
  • avanços nos transportes, que trouxeram mais oportunidades de trabalho, uma maior mobilidade das pesssoas dos seus países de origem, que também acaba por gerar conflitos,
  • avanços incríveis na área da saúde, possibilitando salvar mais vidas,
  • avanços na ciência, que possibilitaram novas descobertas graças aos esforços de pessoas que se empenham por melhorar a vida dos outros , mesmo que sendo desconhecidos.
Houveram muitas mudanças e continuarão a existir graças ao espirito empreededor de muitos estudiosos.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Diversidades culturais

Na  realização dos  trabalhos da UFCD de Deontologia e princípios Éticos ( Filosofia ), consegui adquirir um conhecimento extraordinário no que se refere as diversidades culturais, os valores éticos e morais, como também as suas áreas de abrangência
Trabalhos estes remeteram- me para áreas importantíssimas das quais não tinha muito conhecimento por falta de oportunidades.
Ao realizar pesquisas sobre a multiculturalidade, consegui perceber o quanto é prática para o dia-dia, e conhecer outras culturas diferentes, por exemplo:
  •  O Etnocentrismo que tem uma forma egocêntrica sobre as outras culturas, avaliando-as a partir de si própria, dos seus valores e padrões culturais.
  • O Relativismo aceita, respeita e assume esta diversidade cultural como uma necessidade de respeitar estas diferenças culturais.
  • A Interculturalidade reconhece a pluralidade e diversificação da cultura humana, assumindo a universalidade dos direitos humanos e exigindo a prevenção de conflitos e o contacto entre as diferentes culturas, promovendo a integração e interação entre elas, enriquecendo-as mutuamente e tem como característica fundamental o diálogo, a tolorância e a solidariedade.
  •   

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reflexão

No decorrer deste curso já terminamos algumas disciplinas, umas mais práticas que as outras para o nosso dia-dia, por exemplo:  Urbanismo e Mobilidade, aprendemos maneiras práticas de melhorar o nosso bem-estar, dentro das possibilidades económicas de cada  indivíduo, poderão  utilizar vários materiais disponíveis no mercado para minimizar o desperdício energético, tornando  a habitação energeticamente eficiente, para o isolamento das residências, utilizando o roofmate, wallmate, paredes duplas, utilização de caldeiras para o aquecimento, evitando assim  o desperdício de energia elétrica. Aprendemos fazer modificações em casa partindo da planta original, em meu caso específico, se a casa fosse minha com certeza faria várias modificações. A casa tem uma cozinha pequena e como tem uma loja no primeiro piso, faria a cozinha, sala de jantar, casa de banho, no segundo  piso aumentaria os quartos com a retirada da cozinha, colocaria prateleiras nos quartos e faria armários embutidos, pois são mais práticos.
Os benefícios da agricultura biológica, para os cidadãos e para o meio ambiente.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Apresentação

Albetiza Cardoso, frequento o curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho.
O objectivo deste blogger, é informar aos seguidores das realizações feitas no decorre do curso.